Projetos de Carbono

Ir além na jornada de descarbonização

Projetos de Carbono

Projetos de carbono têm o objetivo principal de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) ou aumentar a remoção desses gases da atmosfera. Além disso, se realizados a partir de práticas sustentáveis e socialmente justas, podem ter impactos positivos socioambientais para além do seu objetivo central, como: melhoria de qualidade do ar, geração de empregos, preservação da biodiversidade, desenvolvimento comunitário, transferência de tecnologia, educação e conscientização ambiental.

Empresas que apoiam projetos de carbono de alta qualidade demonstram seu compromisso em mitigar os impactos das mudanças climáticas e contribuir para a transição para uma economia de baixo carbono. Reconhecendo sua responsabilidade nessa agenda, as empresas podem melhorar sua reputação e imagem perante os consumidores, investidores e outras partes interessadas. Isso pode resultar em maior confiança e lealdade por parte dos consumidores, além de atrair investimentos sustentáveis.

Por que desenvolver projetos com a WayCarbon?

 
Integridade Permanência Qualidade
Nossos projetos buscam a redução real de emissões de GEE (que não aconteceria sem a existência do projeto) e mensurável (garantidas pelos principais padrões internacionais, como o Gold Standard e o Verified Carbon Standard)   Adotamos medidas de governança para minimizar intercorrências e garantir a perenidade do projeto dentro do prazo pretendido. Zelamos pelo impacto socioambiental positivo, promovendo benefícios para as comunidades locais e conservação da biodiversidade, a partir de programas como o Climate, Community and Biodiversity Standards (CCB Standards) 

       

Como comunicar a inciativa com os stakeholders?

Para empresas que querem comunicar a compensação realizada com as partes interessadas, o Amigo do Clima é programa da WayCarbon que potencializa esse processo, ao oferecer um plano de divulgação e fornecer um selo para que as empresas possam usar em sites, embalagens e outras comunicações.

 

Programa Amigo do Clima

O Amigo do Clima é um programa ambiental voluntário, cujo objetivo é garantir a transparência e rastreabilidade de atividades de responsabilidade climática. Pessoas, empresas e eventos podem participar do Programa, desde que quantifiquem seus impactos e atuem estabelecendo e cumprindo metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, formulando políticas relacionadas ao tema ou compensando suas emissões. Trabalhamos com projetos de redução de emissões desenvolvidos a partir de padrões internacionais e operamos um registro público das ações de responsabilidade climática desenvolvidas pelo Programa. Assim, garantimos a transparência e a rastreabilidade das ações que contribuem para a mitigação das mudanças climáticas e do aquecimento global. Queremos construir, colaborativamente, as bases para uma sociedade de baixo carbono, disponibilizando alternativas para redução das emissões dos gases de efeito estufa.

 

Programa LEBAM - Leite Baixo Carbon

O LEBAM é um programa criado pela WayCarbon, com o propósito de reduzir as emissões de metano (um gás com efeito estufa 28 vezes maior que o gás carbônico), no setor da pecuária.

Em parceria com a dsm-firmenich, é distribuído às fazendas de gado leiteiro participantes, o Bovaer®, um aditivo para ração de ruminantes, desenvolvida pela empresa holandesa, que comprovadamente reduz em até 30% as emissões de metano entérico de forma instantânea e segura.

Os pecuaristas agregam valor ao seu produto, com a possibilidade de abertura de novos mercados, enquanto a WayCarbon garante o financiamento da redução de emissões por meio da transação de créditos de carbono e cumpre com o seu propósito de contribuir para a transição justa, resiliente, e sustentável para uma economia net-zero.

Quero saber mais sobre o LEBAM