Consultoria – Métricas

A transição para uma economia de baixo carbono, alcançada pela promoção de práticas sustentáveis, apresenta inúmeros desafios para atuação dos agentes econômicos.

Temos o objetivo de auxiliar as empresas na identificação desses desafios através da quantificação dos impactos da sustentabilidade em suas diferentes dimensões. Essa identificação cumpre importante papel na maior integração da sustentabilidade em planos e ações estratégicas. Para que as empresas alcancem êxito nessas iniciativas, é fundamental o estabelecimento de parâmetros consistentes, bem dimensionados e monitorados com regularidade. Muitas empresas já possuem ações em curso, mas ainda não tratam de maneira estruturada e diretamente relacionada ao cerne de sua atividade econômica.

O principal fio condutor de nossas análises é:

   - A identificação dos impactos diretos e indiretos nos aspectos financeiro, produtivo, emissões de gases de efeito estufa, dentre outros, uma vez que nos deparamos com uma constante demanda para traduzir o qualitativo da sustentabilidade em valores concretos.

   - O auxílio das empresas na compreensão desses impactos e no estabelecimento de suas metas voluntárias, na definição de sua contribuição para adesão ao programa de metas baseadas em ciência (Science Based Targets – SBT), definindo métricas de avaliação de impacto que podem ser usadas para controles internos ou para divulgação em iniciativas tal qual a TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures), avaliando melhores alternativas para o financiamento de atividades diretamente ligadas às mudanças climáticas, geração e seleção de projetos para utilização de créditos de carbono, dentre outros.