Estudo avalia o mercado de finanças sustentáveis no Brasil

/ / Nenhuma
financas sustentaveis verde

O objetivo do estudo é apresentar as tendências, tipos de instrumentos, desafios e inovações no mercado de finanças sustentáveis.

O valor total de títulos e empréstimos ambientais e/ou sociais emitidos em um ano pelo mercado global de finanças sustentáveis chegou em USD 4,0 trilhões em 2021. Porém, a América Latina foi responsável por menos de 1% desse montante. É o que mostra o estudo “O mercado de finanças sustentáveis no Brasil em 2022: Produtos, tendências, perspectivas e vozes do mercado”, publicado em fevereiro deste ano pelo projeto Finanças Brasileiras Sustentáveis (FiBraS). Entre os autores da publicação estão Laura Albuquerque (Gerente) e Fabiana Assumpção (Analista) da área de Finanças Sustentáveis da WayCarbon. 

O estudo indicou ainda que mesmo que a América Latina não esteja tão representada nos números mundiais, no Brasil, as operações de títulos sustentáveis também estão crescendo e bateram novos recordes. Em 2021, foram emitidos USD 15,80 bilhões em títulos e empréstimos ambientais, um aumento de 177% em relação a 2020, conforme informações da SITAWI e da Climate Bond Initiative (CBI).  

O que são Finanças Sustentáveis? 

Como aponta o relatório, as Finanças Sustentáveis representam “a integração dos aspectos de sustentabilidade nos processos de tomada de decisão, nas políticas e nos arranjos institucionais dos atores do mercado financeiro”. Portanto, contribuem para a mitigação dos riscos ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) e o desenvolvimento de uma economia sustentável 

Um dos exemplos dessa prática é o projeto Pecuária Verde. Desenvolvido pelo Banco da Amazônia, utilizando um estudo de viabilidade feito pela WayCarbon. O instrumento financeiro objetiva a geração de crédito para estimular produtores rurais a abandonarem práticas de desmatamento e adotar técnicas sustentáveis de produção menos carbono intensivas.  Como benefício, o Banco oferece assistência e capacitação técnica para os produtores rurais, além da criação de um sistema de monitoramento escalável durante todo o ciclo de financiamento. 

Seis tendências para o mercado de finanças sustentáveis 

O documento apontou seis tendências para o mercado no Brasil nos próximos anos. São eles:  

  • o aumento das emissões de títulos verdes e de títulos atrelados a metas ESG;  
  • a maior participação dos bancos via empréstimos e letras financeiras (títulos de renda fixa de médio e longo prazos);  
  • as crescentes cobranças dos investidores e da sociedade em relação a boas práticas de sustentabilidade;
  • uma maior difusão das melhores práticas ESG no setor financeiro;
  • a ampliação das iniciativas regulatórias para reduzir as exposições aos riscos ESG;
  • e o suporte às emissões de títulos via instrumentos de blended finance (finanças combinadas, em tradução livre). Trata-se de um modelo de estruturação financeira cooperativo para financiar negócios sustentáveis por meio da união de recursos públicos, privado e filantrópicos. 

Após profunda análise, a conclusão dos autores do estudo foi que o mercado de finanças sustentáveis tem forte potencial de expansão, mas os volumes ainda são tímidos para cumprir com os compromissos climáticos almejados. “No Brasil, o mercado e seus participantes estão num processo de aprendizagem e precisam ainda de um tempo de adaptação. À medida que o mercado se tornar mais robusto e maduro, a atuação coordenada dos reguladores e dos líderes políticos será essencial. Nesse novo contexto (…) a coleta e a gestão efetiva dos dados ESG tornar-se-ão elemento fundamental para reportar, divulgar, fiscalizar e eliminar qualquer tipo de greenwashing”, apontam ao final do relatório. 

Sobre o estudo 

A publicação “O mercado de finanças sustentáveis no Brasil em 2022: Produtos, tendências, perspectivas e vozes do mercado” é uma atualização do estudo “O mercado emergente de finanças verdes no Brasil”, realizado em 2020. O objetivo é apresentar as tendências do mercado, diferentes tipos de instrumentos, desafios e inovações na área de finanças sustentáveis no Brasil.  

O material utiliza entrevistas e estudos de casos de atores de diversos segmentos do mercado, para servir como fonte de informação e inspiração para potenciais investidores. Entre os entrevistados estão lideranças do Banco Central, Fundação Getúlio Vargas, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre outros. 

Realizada pelo projeto Finanças Brasileiras Sustentáveis (FiBraS), a pesquisa tem contribuição de representantes do Laboratório de Inovação Financeira (LAB) e da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). O LAB é um fórum de interação multissetorial, criado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. 

Clique aqui para ler o estudo completo. 

 

 

foto linkedin maria 1
Maria Luiza Gonçalves
Jornalista e Analista de Comunicação at WayCarbon | + posts

Like this content?
Share!


Related Posts

Blog PT Produtos Financeiros

Como avaliar a viabilidade de um produto financeiro ESG?

Produtos e serviços financeiros ESG podem ser definidos como os ativos que se desenvolvem em busca da sustentabilidade, financiados pelo mercado financeiro, através de instrumentos financeiros como debêntures, fundos de investimento, certificados de recebíveis (do agronegócio ou imobiliários), letras de crédito, entre outros. Esse financiamento está atrelado diretamente ao comprometimento de um padrão de qualidade, […]

Learn more
post case Elera

Case Elera Renováveis – Mudança de foco e relevância no uso de inventário de gases de efeito estufa na Elera e sua transformação em ferramenta estratégica.

Há mais de 100 anos no mercado de energia e com presença em 30 países, o compromisso com o meio ambiente não é novidade para a Elera Renováveis. Trabalhando com fontes renováveis de energia, as agendas relacionadas à sustentabilidade e mudança do clima sempre foram pontos importantes para a gestão da empresa. Há anos a Elera produz o seu inventário de gases de efeito estufa, dando continuidade ao seu compromisso com a […]

Learn more
background

Subscribe to our newsletter